top of page
1.Cross-cultural critera


1. Critérios transculturais

 

As capacidades de aprendizagem Socio-emocional (ASE) e de função executiva (FE) são cruciais  na

aprendizagem escolar e na interação social, bem como numa perspetiva de aprendizagem ao longo

da vida. ASE refere-se  ao  processo através do qual alunos e adultos adquirem e aplicam conhecimentos,

atitudes e habilidades necessárias compreender e gerir emoções, planear e atingir objetivos através de decisões responsáveis, sentir e demonstrar empatia e desenvolver relações positivas com os outros (1). Por sua vez, a FE refere-se às habilidades e capacidades autorregulatórias relacionadas com a participação, planeamento, monitorização e regulação do pensamento, sentimento e comportamentos necessários na aprendizagem escolar e na interação social. ASE e FE devem ser entendidas como conceitos interligados. Aspetos da autorregulação exigidos na ASE podem ser entendidos como habilidades e capacidades FE, e vice-versa.
 

saidas

 

2. Compêndio

Um compêndio de componentes e estratégias comprovadas e baseadas em evidências para melhorar a ASE e FE. Este compêndio é uma compilação de componentes e estratégias comprovadas e baseadas em evidências para melhorar a aprendizagem socioemocional (ASE) e o funcionamento executivo (FE). Baseia-se nos critérios transculturais comuns, apresentados no Intellectual Output 1 e desenvolvidos pela equipa internacional do projeto REFLECT. Seguindo os critérios transculturais, foi feita uma revisão da literatura de pesquisas, relatórios e estudos de caso, componentes e estratégias foram identificados, discutidos e acordados pelos parceiros do projeto, no final este compêndio foi compilado.

 

A aprendizagem socioemocional (ASE) é definida como “o processo através do qual alunos e adultos entendem e gerenciam emoções, estabelecem e alcançam objetivos positivos, sentem e demonstram empatia pelos outros, estabelecem e mantêm relacionamentos positivos e tomam decisões responsáveis (CASEL, 2013)”. O funcionamento executivo (FE) pode ser entendido como funções neurocognitivas envolvidas no planeamento, atendimento, monitorização e regulação de emoções, pensamento e comportamento. No projeto REFLECT também reconhecemos a autorregulação (AR) como um conceito sobreposto entre ASE e FE.

​

2.Compendium
3.E-Course for teachers

 

3. Curso eletrônico para professores

No projeto REFLECT, visamos promover o envolvimento e o crescimento social, emocional e acadêmico dos alunos, oferecendo estratégias baseadas em evidências para aprimorar a ASE e a FE na prática diária. Em última análise, pretendemos diminuir o risco de exclusão social e melhorar o desempenho académico dos alunos, aumentando a consciência da importância da ASE e FE capacitando os alunos e o seu contexto. Faremos isso visando professores, pais e alunos. A faixa etária de 8 a 12 anos será o nosso foco, pois essa idade é crucial para intervenções no ASE e FE. Desenvolvemos uma lista de critérios transculturais que são essenciais para uma intervenção baseada em evidências em ASE e FE. Com base na revisão da literatura, criamos um compêndio de componentes essenciais baseados em evidências para melhorar a ASE e FE.


O mesmo curso de professores será implementado em todos os países com a participação de pelo menos cinco equipas escolares por país.

O impacto deste curso será avaliado através de questionários de autorrelato.

Queremos também capacitar alunos, professores e pais criando uma aplicação com dicas e truques sobre ASE e FE.

O resultado será uma caixa de ferramentas baseada em evidências fácil de implementar para promover ASE e FE em diferentes níveis, que será transcultural e facilmente transferível para outros utilizadores (professores, pais, alunos) e outros países.

Se você quiser visitar o E-curso, siga o link: https://e-learning.alteravita.eu/course/view.php?id=28

​


4. Avaliação do impacto

Impacto esperado:

A pesquisa sobre impacto fornece suporte e materiais baseados em evidências para avaliar as intervenções.

Com base nas conclusões deste projeto, as escolas poderão fazer uma escolha baseada em evidências na sua política educacional.
 

4. Evaluation of impact
5. Development of an app


5. Desenvolvimento de uma aplicação

Desenvolvimento de uma aplicação para professores, alunos e pais no ASE e FE

Impacto esperado:
O aplicativo estará disponível para download para que possa ter um impacto potencial num grande grupo de professores, pais e alunos em todo o mundo.

O uso e as classificações fornecerão uma indicação da qualidade do programa.

​

bottom of page